Como decorar com mapas

Se você gosta de viajar e de decorar, então achou a publicação certa! Vamos dar dicas incríveis para você decorar com mapas! Aliás, você sabia que atualmente os mapas mundi ou globos são uma tendência na hora de decorar a casa? Diferentemente do que você possa imaginar, os mapas não precisam ser usados para decorar locais com ar mais “sério”, como o escritório e a biblioteca. Essas belezinhas podem — e devem — ficar em diversos cômodos da casa, até mesmo no banheiro! Sim, no banheiro! Incrível não?

A diversidade para decorar com mapas é grande e podem ser usados em papéis de parede, quadros, objetos, estampas e até mesmo em mapas de papel. Só é preciso combinar seu estilo de vida com um desses e o mundo entra na sua casa. Então, caso você tenha alguns mapas guardadinhos, dobradinhos, já pode começar a limpar a poeira, pois aqui você vai descobrir como decorar com mapas. Vamos lá:

Como decorar com mapas

decorar com mapas

Foto: Ruthie

Não deixe de ler:
• Como lavar roupa com perfeição: 7 etapas essenciais
• 40 frases de amor para apaixonados!

• No quarto:

Ao contrário do que você imagina, o tema mapa mundi se encaixa muito bem em um quarto infantil ou adolescente. Além de ser divertido, também pode ajudar as crianças com os estudos! Já em um quarto de adulto, você pode utilizar o papel de parede do mapa mundi em uma parede próximo a cama. Isso dará ao ambiente um ar despojado e você pode brincar com as cores que pretende no aconchego do seu quarto. Atualmente existem muitas opções de mapas e de papéis de parede. Além disso, o desenho também pode ser feito em stencil, pintura ou colagem. Vai do gosto de cada um, sabe?

decorar com mapas

Foto: June Liu

decorar com mapas

Foto: Ellen Auer

Mas se você acha que uma parede inteirinha com o mapa é algo exagerado que chama atenção demais ou toma muito espaço, não tem problema. Existe também a opção de utilizar o mapa emoldurado. Nesse caso, um dos locais mais indicados para colocar é atrás da cama. Escolha a moldura de acordo com o mapa e com o gosto de vocês e, tcharãm, seu quarto vai ficar lindão.

• Na sala:

A sala, com certeza, é o local mais despojado da casa. Afinal, é aonde você recebe as visitas e provavelmente passa a maior parte do seu tempo quando está em casa. Dessa forma, as opções para decorar com mapas nesse cômodo são muitas! Assim como no quarto, na sala você também pode optar por colocar um quadro de um mapa e pendurar em uma parede de base branca ou de algum cor que consiga destacar a riqueza de informações do mapa mundi.

Aliás, não precisa necessariamente ser o mapa mundi, hein… Pode ser o mapa do Brasil, de algum outro país que você goste ou até da sua cidade. O mais importante é a sensação gostosa que o mapa vai trazer toda vez que você olhar pra ele. Então escolha um local agradável e que tenha destaque. Não tenha medo de ousar!

Não deixe de ler:
• 12 ideias de programas a dois e de graça!
• 8 plantas que afastam os insetos da casa

• Escritório:

Para deixar seu escritório com ar mais despojado ou até mesmo mais nerd, utilizar essa técnica de decorar com mapas é um truque infalível.  Caso você coloque o mapa próximo a uma estante, o ideal seria escolher daqueles mapas mais antigos, com cara de aula de geografia, sabe? Outra dica legal é dividir um mapa em vários quadros e ir organizando pela parede. Não precisa ser tudo alinhadinho, use a criatividade e faça uma espécie de quebra-cabeça divertido com seu mapa. O importante é dar vida ao que você tem em mente.

decorar com mapas

Foto: Ella Jardim

Porém, se você quer fugir dessa temática de quadros em paredes ou fitas e afins, não se preocupe! Atualmente tem muitos objetos sendo vendidos com desenho do mapa mundi! E o mais legal é que a variação é grande… vai do globo até poltronas, puffs, relógios de parede, porta-copos e até mesmo em cortina de banheiro (que, por sinal, a gente adora!). É um mundo de possibilidades e basta você escolher o que mais combina com você e com a sua casa.