Como usar aliança e solitário: namoro, noivado e casamento

Um belo dia você encontra o amor da sua vida e juntos resolvem que está na hora de se comprometerem de uma forma ainda mais séria. Nesse momento é natural que queiram usar alianças como prova de amor e compromisso. Mas são tantas alianças, não é mesmo? Tem anel de compromisso, aliança de namoro, anel de noivado, aliança de noivado e também a famosa aliança de casamento. São tantas opções que pode parecer um tanto confuso. Mas calma, hoje vamos explicar como usar aliança e solitário corretamente.

É importante saber que como usar aliança e solitário pode variar de acordo com cada cultura. Assim, o anel de noivado pode ser usado na mão direita segundo a tradição de um país e também pode pertencer à mão esquerda em um local diferente. Aqui no Brasil, o mais comum é a utilização da aliança durante o período de noivado e aos poucos está chegando a tradição americana de usar anel de noivado. Entretanto, como esse anel solitário é utilizado apenas pelas mulheres, alguns casais não gostam desse costume.

como usar aliança e solitário

Foto: Gades Photography

Antes de dizer como usar aliança e solitário, vamos responder uma dúvida de muitos casais:

Afinal, o pedido de casamento deve ser feito com um anel de noivado ou com a aliança?

A verdade é que não existe exatamente um certo ou errado para uma situação assim. Deve se levar em consideração todo o estilo do casal, sabe? É claro que fazer o pedido com a aliança de noivado é uma forma mais econômica. Mas lembre que o anel solitário é algo mais marcante! Em geral, alianças de casamento são compradas juntos enquanto o anel solitário é escolhido apenas por seu amor. Por isso o solitário acaba sendo uma surpresa ainda mais especial.

Não deixe de ler:
• 
Casamento civil: como casar no civil
• Alteração sobrenome: Tudo o que você precisa saber

Como usar aliança e solitário: namoro, noivado e casamento

• Anel de compromisso

Mesmo não sendo o costume de muitas pessoas, o anel de compromisso serve quando as coisas ficam mais sérias durante o relacionamento. Em geral é aquela fase do namoro mais comprometida, porém ainda não é o momento de um pedido de casamento. Alguns casais gostam de mandar gravar os nomes do parceiro na parte interior do anel para tornar tudo mais especial. Esse anel deve ser usado no dedo anelar da mão direita.

• Anel de noivado

Fazer o pedido de casamento com anel de noivado é uma tradição mundialmente conhecida, mas você não é obrigado a fazer. Porém, como já contamos, é uma forma de tornar esse momento ainda mais especial para seu amor.

O anel de noivado deve ser colocado no dedo anelar da mão esquerda do momento do pedido até o momento em que o casal chegar ao altar. Vale lembrar, que o homem não usa nada nos dedos, apenas a mulher! E, quando o tão esperado dia do casamento chegar, o anel pode ser mantido no anelar da mão esquerda e será preso pela aliança ou pode ser colocado no anelar da mão direita, caso seja de preferência.

• Aliança de noivado

No Brasil, é muito comum que o pedido de casamento seja feito já com as alianças que serão usadas durante o casamento. Obviamente existe a opção de manter as mesmas alianças. Ou então comprar outras, dessa vez juntos, para a cerimônia.

As alianças de noivado deverão ser usadas no anelar da mão direita durante o noivado. E, caso o casal resolva manter a aliança após o casamento, ela deve ser utilizada no anelar da mão esquerda. Porém, não esqueça que os dedos das mãos são diferentes, então pode ser necessário alterar a medida dos aros da aliança.

Além disso, nesses casos de manter aliança, existe também a tradição de que o noivo deve retirar a aliança de sua noiva alguns dias antes do casamento e levar ao joalheiro de confiança para gravar a data do casamento e também fazer o polimento das alianças para que fiquem brilhando no grande dia.

Não deixe de ler:
• 
15 conselhos de homens casados para solteiros
• As melhores fotos de casamento para emocionar!

• Anel de noivado + Aliança de noivado

Já que algumas mulheres não gostavam da tradição de usarem sozinhas as alianças de noivado, surgiu uma nova forma de como usar aliança e solitário aqui no Brasil. Alguns casais juntam as tradições: anel de noivado mais a aliança de noivado. Dessa forma, a noiva usa o anel de noivado junto com a aliança de noivado e o noivo usa a aliança de noivado também. Nesse caso, o anel de noivado deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda e a aliança no dedo anelar da mão direita.

• Aliança de casamento

Eis então que o grande momento chegou e você casou! Nesse momento tão especial,  a aliança deve ser colocada no anelar da mão esquerda. Caso tenha o anel de noivado, é de sua escolha manter preso junto com a aliança ou então colocar no anelar da mão direita. Ah, existe também a possibilidade de colocar o anel de noivado em volta ao pescoço em uma corrente.

Em uma visão geral, o anel de compromisso dado durante o namoro é usado na mão direita. O anel de noivado deve ser usado na mão esquerda e a aliança de noivado na mão direita. Já a aliança de casamento deve ser usadas na mão esquerda. E aí, você usava sua aliança e solitário de forma correta? 🙂